Conserve o seu Jaleco! Vejas as dicas
Conservação / 17/02/2014 / Sem Comentários
Conservação de jaleco

A durabilidade e a apresentação da roupa dependem muito das lavagens e também do processo de secagem. Principalmente para peças brancas, como é o caso dos jalecos, e outros uniformes hospitalares.

DURABILIDADE

  • Recomenda-se durante a lavagem, não friccionar fortemente a roupa sobre a pedra do tanque ou com escova, pois essas práticas desgastam a superfície do tecido, afetando, consequentemente, a uniformidade das cores.
  • Não utilizar água sanitária (ou outro produto a base de cloro), pois esta prática, além de enfraquecer o tecido e as linhas de costura, provoca descoloramento.
  • Caso a roupa apresentar-se impregnada de sujeira ou manchas de óleo, graxa, etc., é recomendável deixá-la ensaboada (de molho), na sombra por algumas horas, para permitir que a sujeira desprenda-se normalmente, sem aplicar o friccionamento agressivo.
  • Em roupas coloridas, não utilizar alvejantes com branco óptico. Utilizar sabão em pó neutro ou produto específico para cores.
  • Para secagem da roupa ao sol, recomenda-se que a mesma seja feita pelo lado avesso.

LAVAGEM INDUSTRIAL

  • Se não for feita com os cuidados necessários, a lavagem industrial de tecidos pode resultar no desgaste precoce da roupa. Portanto, tome algumas precauções:
  • Não utilize produtos à base de cloro. Eles desgastam muito mais as fibras do tecido, o que compromete a vida útil do uniforme. Além disso, eles podem alterar a coloração de determinadas classes de corante, acentuando o aspecto envelhecido da roupa. Isso ocorre com qualquer tecido tinto, mesmo que tenham sido utilizados os corantes mais sólidos do mercado (como a Santista). A lavagem industrial deve ser feita com detergente neutro ou levemente alcalino. Se houver necessidade de remover manchas, use o solvente mais indicado para o tecido em questão, restringindo sua aplicação à área manchada.
  • Para realizar a esterilização em autoclave, processo tão comum nos hospitais e que costuma ser realizado a temperaturas superiores a 140ºC, convém realizar alguns testes antes da lavagem a fim de determinar a porcentagem de encolhimento. A garantia especificada em cartela AST refere-se exclusivamente a lavagens com secagem em Tumbly Dry até 70ºC. Deve-se respeitar os limites de temperatura (70ºC) e tempo recomendados, pois calor e processamento em excesso ressecam o tecido. A lavagem de tecidos brancos também respeita algumas regras. Para lavar os tecidos 100% Co e principalmente os com poliéster, deve-se utilizar alvejantes à base de hidrogênio 200 vol.

Faça seu Comentário

Nome *

Website